quinta-feira, 1 de julho de 2010

PSDB NO GOVERNO DE SÃO PAULO

 Estado de SP ganha um pedágio a cada 40 dias


Desde o início da privatização das rodovias de São Paulo, em 1998, foram
instalados 112 pedágios nas estradas paulistas - o equivalente a uma praça
nova a cada 40 dias. O Estado já tem mais pedágios do que todo o resto do
Brasil. São 160 pontos de cobrança em vias estaduais e federais no
território paulista, ante 113 no restante do País, segundo a Associação
Brasileira de Concessionárias de Rodovias.

Nos últimos 12 anos, a segurança e a qualidade das rodovias melhoraram, mas
os altos preços cobrados se tornaram alvo frequente de críticas dos
motoristas. Nesta semana, as reclamações devem aumentar ainda mais. Os
pedágios nas rodovias estaduais serão reajustados a partir da 0h de
quinta-feira (1.º) e terão tarifas "quebradas" em R$ 0,05. O principal
pedágio do sistema Anchieta-Imigrantes vai aumentar de R$ 17,80 para R$
18,50.

Para se ter uma ideia, ficou mais barato viajar a outro Estado do que
internamente. Cruzar de carro os 404 quilômetros entre a capital paulista e
Curitiba, no Paraná, por exemplo, custa R$ 9 em tarifas. Já para cobrir
distância semelhante até Catanduva, por exemplo, é preciso desembolsar R$
46,70.

Isso se explica, em parte, pelo modelo adotado no programa de concessões
paulista. As licitações, em 1998 e 2008, levaram em conta o montante que as
empresas ofereciam ao Estado para ter a concessão, a chamada outorga. A
vantagem é que o dinheiro pode ser aplicado em novas estradas. Por outro
lado, esse valor é repassado aos motoristas.

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado
de São Paulo (Artesp) alega que as outorgas permitiram o investimento de R$
12 bilhões nas rodovias. Para a agência, falar em "média mensal de praças
instaladas" não é pertinente, pois a definição da instalação das praças foi
feita em apenas dois momentos: na primeira e na segunda rodadas de
concessões, em 1998 e 2008. (AE)

Repórter Diário

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