Incoerência e incompreensão
OPINIÃO
Companheir@s Boa tarde!
Aproveito a ocasião e os últimos acontecimentos, em especial sobre a convocação para os trabalhadores e trabalhadoras da área operacional a trabalharem amanhã em pleno sábado de carnaval. Penso que como sempre, essa área é a mais descriminada da ECT e mais ainda depois da sentença normativa do TST em relação ao pagamento dos dias da greve do ano passado. A ECT a nível nacional em seu boletim técnico, convoca para trabalhar somente o efetivo normal de sábado, mas contrariamente no outro documento a DR/RN, convocam-se os trabalhadores que fizeram greve para compensar os dias nesse sábado e mais, os "gestores" no local de trabalho convocam todos para trabalhar nesse dia e soube ontem, que a convocação será para trabalhar internamente nas unidades!
Interessante como é visível os encaminhamentos diversos em relação à mesma convocação e que alheio a tudo isso, se fossemos hoje (sexta-feira) no expediente da tarde a alguns departamentos da área administrativa, iríamos encontrá-los vazios! Como sempre me parece que à máxima, para alguns tudo para outros nada, ainda tem prevalecido em nossa ECT- DR/RN. Não se tem levado em consideração o esforço e trabalho dos trabalhadores e trabalhadoras ecetistas do RN, onde os índices que outrora tínhamos era fruto de uma gestão desastrosa e que hoje são frutos de trabalho incessante de todos, muitos ainda em alguns setores explorados, semi-escravizados, horas extras exorbitantes. Trabalhadores e trabalhadoras deixam o lazer, a saúde, a família, a educação, direitos fundamentais a todos para tentar cumprir tarefas muitas vezes impossíveis! Por esse motivo é que afirmo: Nossa responsabilidade no trabalho tem que serem cumpridas, mas nunca em detrimento de nossos direitos e responsabilidades como cidadãos!Nossa contrariedade as injustiças, desigualdades, preconceitos, discriminação, exploração e falta de condições de trabalho tem que nortear nossas decisões e ações.
Na verdade, o que precisamos é de ações que busquem realmente a melhor qualidade de vida dos nossos trabalhadores. É de fato a valorização desses que buscam o retorno de uma prestação se serviço de excelência para toda sociedade do RN e Brasil, que a guerra interna que existe na ECT por funções invejáveis, gratificações gordas e poder político deixe de prejudicar aqueles que querem a retomada da credibilidade da empresa, sem deixar espaço para tantos abutres que nos rodeiam em todas as esferas de poder querendo se apossar dessa empresa que é um patrimônio do povo brasileiro!
Portanto precisa-se com urgência serem retomadas as contratações do último concurso público, desta vez em quantidade suficiente, dizimar de forma definitiva o assédio moral, a exploração e gestores passadistas, realizar o dimensionamento dos distritos de forma justa e humana, oferecer materiais indispensáveis para uma boa prestação de serviço, verdadeiramente valorizar a prevenção dos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Enfim, oferecer melhores condições de trabalhos e de vida, valorizando de todas as formas aqueles que são o maior patrimônio de uma empresa séria que são seus trabalhadores.
Perguntar não paga imposto, vocês percebem alguma semelhança em algumm trecho da sitação abaixo com o sitema de trabalho adotado em algumas unidades do nosso glorioso correios?
Submeter o trabalhador a trabalhos forçados; submeter o trabalhador a jornada exaustiva; sujeitar o trabalhador a condições degradantes de trabalho; restringir, por qualquer meio, a locomoção do trabalhador em razão de dívida contraída com o empregador ou preposto; manter vigilância ostensiva no local de trabalho; ou apoderar-se de documentos pessoais do trabalhador com o fim de retê-lo no local de trabalho.................................................
Ótimo carnaval para aqueles que gostam dessa festa, seja qual for a maneira que comemorem e para aqueles que não gostam, ótimo feriado!
Jaedson Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário