STF julga constitucionalidade do sistema de cotas raciais na UnB
Daniella Jinkings
Repórter da Agência Brasil
Repórter da Agência Brasil
Brasília – O Supremo Tribunal Federal (STF) julga hoje (25) a
constitucionalidade da reserva de vagas em universidades públicas com
base no sistema de cotas raciais, na Universidade de Brasília (UnB).
Segundo a ação, ajuizada pelo Democratas (DEM), estão sendo violados
diversos preceitos fundamentais fixados pela Constituição de 1988, como a
dignidade da pessoa humana, o preconceito de cor e a discriminação,
afetando o próprio combate ao racismo. O relator do caso é o ministro
Ricardo Lewandowski.
O DEM alegou ainda que vão ocorrer "danos irreparáveis se a
matrícula se basear em cotas raciais, a partir de critérios
dissimulados, inconstitucionais e pretensiosos". Para o partido, fica
caracterizada "ofensa aos estudantes preteridos" e, por isso, ele pede
resposta urgente do Supremo.
A UnB foi a primeira universidade federal a instituir o sistema de
cotas, em junho de 2004. Atos administrativos e normativos determinaram a
reserva de cotas de 20% do total das vagas oferecidas pela instituição a
candidatos negros (entre pretos e pardos).
A ação afirmativa faz parte do Plano de Metas para Integração
Social, Étnica e Racial da UnB e foi aprovada pelo Conselho de Ensino,
Pesquisa e Extensão. No primeiro vestibular, o sistema de cotas foi
responsável por 18,6% dos candidatos. A eles, foram destinados 20% do
total de vagas de cada curso oferecido. A comissão que implementou as
cotas para negros também foi responsável pelo convênio entre a UnB e a
Fundação Nacional do Índio (Funai), firmado em 12 de março de 2004.
Há pelo menos outras três ações sobre o mesmo tema no STF. A
diversidade de opiniões sobre o sistema de cotas no ensino motivou uma
série de audiências públicas no STF em março de 2010. Durante três dias,
cerca de 40 especialistas da área defenderam os pontos positivos e
negativos da ação afirmativa.
O ministro Lewandowski acolheu pedidos de participação no julgamento, na condição de amigos da Corte (amici curiae),
da Defensoria Pública da União, Fundação Nacional do Índio (Funai), do
Instituto de Advocacia Racial e Ambiental (Iara), Movimento
Pardo-Mestiço Brasileiro (MPMB), da Fundação Cultural Palmares, do
Movimento Negro Unificado (MNU) e da Educação e Cidadania de
Afrodescentes e Carentes (Educafro).
Este será o primeiro julgamento em plenário da gestão do ministro
Ayres Britto, que tomou posse na Presidência do STF na última
quinta-feira (19). A ação sobre cotas raciais é o terceiro processo
polêmico a ser julgado em menos de um mês. Nas semanas anteriores, a
Suprema Corte autorizou a antecipação do parto em caso de fetos
anencéfalos e iniciou o julgamento sobre a titulação de terras
quilombolas.
Além do sistema de cotas, o Programa Universidade para Todos
(Prouni), alvo de ação direta de inconstitucionalidade (Adin)
apresentada pelo DEM, e o recurso de um estudante do Rio Grande do Sul
que se sentiu prejudicado pelo sistema de cotas de seu estado estão na
pauta do STF.
Edição: José Romildo
Consórcio deve entrar ainda hoje com ação na Justiça contra grevistas de Belo Monte
Pedro Peduzzi
Repórter da Agência Brasil
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O Consórcio Construtor Belo Monte (CCBM) deverá entrar
ainda hoje (24) com uma ação na Justiça, na tentativa de declarar ilegal
a greve iniciada ontem pelos trabalhadores da usina hidrelétrica. De
acordo com o consórcio, que é responsável pela obra, o caso foi enviado
ontem ao Departamento Jurídico da empresa, e a expectativa é que ainda
hoje a questão seja encaminhada, provavelmente no período da tarde.
A estratégia de entrar na Justiça foi anunciada ontem em nota
divulgada pelo CCBM. Nela, o consórcio disse que as reivindicações dos
trabalhadores estão sendo feitas fora da data-base, que é outubro, e que
“está tomando todas as medidas judiciais visando ao encerramento do
movimento e ao retorno dos funcionários ao trabalho”.
Entre as reivindicações dos trabalhadores, duas ainda não foram
atendidas: a redução do período de baixada [quando eles recebem uma
folga de nove dias para visitar as famílias, com passagens pagas pelo
CCBM] e o aumento do vale-alimentação dos atuais R$ 95 para R$ 300. O
consórcio só acenou com um aumento de R$ 15.
Edição: Graça Adjuto
Governo destina R$ 32 bilhões para PAC Mobilidade Urbana em 18 estados
Pedro Peduzzi e Yara Aquino
Repórteres da Agência Brasil
Repórteres da Agência Brasil
Brasília - A presidenta Dilma Rousseff anunciou hoje (24) os
projetos selecionados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)
para a área de mobilidade urbana nas grandes cidades. Ela defendeu a
necessidade de ampliar os investimentos na construção de metrôs para dar
mais agilidade e conforto aos usuários do transporte urbano.
“O Brasil tem que investir em metrô. Antes, as cidades não tinha
condições de fazer isso porque era muito caro. Hoje, os governadores têm
enorme dificuldade para construir metrôs com a cidade funcionando. É um
duplo desafio”, disse a presidenta. "Além disso, temos que olhar pelo
lado sustentável, garantir menos tempo de vida a ser perdido pelas
pessoas em um transporte de menor custo e de melhor adequação ao meio
ambiente”
Ao apresentar o que chamou de “matemática humana do projeto”, o
ministro das Cidades, Agnaldo Ribeiro, reiterou que os canteiros de
obras ligados a essa vertente do PAC vão gerar milhares de empregos.
“Mas, além do novo traçado urbano, vamos deixar um legado muito
importante se considerarmos que hoje os brasileiros ficam quatro horas
por dia no trajeto casa-trabalho”.
“Em muitas situações será possível fazer esse mesmo trajeto em
apenas uma hora”, acrescentou o ministro. “Isso significa que, na vida,
serão três anos que deixarão de ser desperdiçados. Tempo livre que
poderá ser dedicado a descanso, estudo e para ficar com os seus”,
completou.
O PAC Mobilidade Urbana vai destinar R$ 32 bilhões – dos quais R$
22 bilhões têm como origem recursos do governo federal – para projetos
de metrô, veículo leve sobre trilho (VLT) e corredores de ônibus que
beneficiam moradores de cidades com mais de 700 mil habitantes.
Entre as obras previstas estão a construção de mais de 600
quilômetros (km) de corredores exclusivos para ônibus, pelo menos 380
estações e terminais para esse tipo de transporte, além de 200 km de
linhas de metrô e da aquisição de mais de 1.000 veículos sobre trilhos.
No total, serão beneficiados 51 municípios em 18 estados. Com isso, o
alcance previsto pelo governo federal é 53 milhões de brasileiros. O
prazo para a entrega dos projetos finalizados por estados e municípios é
18 meses a partir da publicação da seleção das propostas no Diário Oficial da União.
A lista com as cidades que vão receber recursos do PAC Mobilidade Urbana está no site do Ministério das Cidades - www.cidades.gov.br.
Edição: Graça Adjuto
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